terça-feira, 12 de abril de 2011

50º Aniversário do Primeiro Homem no Espaço

   Faz, esta terça-feira, 50 anos que o cosmonauta russo Yuri Gagarin fez uma órbita completa à volta da Terra.
   A escolha para o lugar de destaque foi longa e difícil mas a pequena estatura de Yuri Gagarin (1,57m) acabou por ser determinante, visto que a nave Vostok I apenas tinha lugar para uma pessoa. O voo da nave em que seguia o piloto da Força Aérea soviética com 27 anos, durou apenas 108 minutos.
   Quando a Vostok I descolou, dia 12 de Março de 1961, Gagarin disse «Poyekhali» ou «Lá vamos nós». «A Terra é azul» e «Estou a ver a Terra! É tão bonita!» foram as exclamações de Gagarin quando estava a pairar no espaço.
   O herói russo, recebido em apoteose em qualquer país que visitasse, morreu a 27 de Março de 1968, num acidente aéreo a bordo de um MiG-15 durante o voo de treino. A sua morte esteve envolta em mistério durante décadas dando origem a várias teorias da conspiração.
    Depois da missão da Vostok 1, mais de 500 astronautas de vários países repetiram a experiência de Iuri Alekseievich Gagarin e atravessaram a atmosfera terrestre para orbitar o planeta, ir até à Lua, fazerem a manutenção do telescópio Hubble ou visitarem a lendária estação soviética MIR ou a mais recente Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em ingês). Em cada viagem há risco - às vezes tragédias -, excitação e um contínuo compromisso com o futuro, a porta que o cosmonauta russo deixou aberta quando há meio século aterrou de pára-quedas, de regresso, e se transformou no primeiro homem do espaço.


A Terra como a terá visto Gagarin há 50 anos

sábado, 2 de abril de 2011